← Back to portfolio
Published on

Cinco dicas para gerenciar seu fluxo de caixa da melhor forma

O primeiro passo para o sucesso financeiro de um empreendimento é o controle adequado do fluxo de caixa. Apesar de ter resultado a longo prazo, para muitos, essa é uma das tarefas mais desafiadoras dentro da empresa.

Segundo um estudo da empresa americana Intuit, 61% das pequenas empresas em todo o mundo lutam com o fluxo de caixa. Dentre os entrevistados, um terço não consegue pagar as pendências em dia devido a um fluxo de caixa sem o gerenciamento correto.

Para ter estabilidade, primeiramente é necessário entender quanto de dinheiro é usado atualmente e quanto planeja-se gastar, além de avaliar o tempo que levará para adquirir mais dinheiro. "Embora as necessidades de cada empresa sejam diferentes, seria sensato ter dinheiro suficiente à mão para cobrir até seis meses de sua saída de caixa", afirma Jay Singer, vice-presidente sênior de pequenas empresas da Mastercard, em entrevista ao Business News Daily.

De acordo com especialistas, as principais dicas para gerenciar adequadamente o fluxo de caixa de um negócio são:

5. Pedir empréstimos antes de precisar

O melhor momento de pedir dinheiro emprestado a entidades é quando a empresa vai bem ou está nos estágios iniciais de produção, afinal, o risco de rejeição posteriormente é evitado. Além disso, agir desta forma oferece recursos para que possa recorrer, caso tenha problemas crescentes associados ao início de um negócio.

4. Reavalie as operações comerciais

É essencial que sempre repense sobre os processos dentro da sua empresa para que eventualmente encontre áreas ou cargos deficientes, que possam ser modificados, gerando mais economia. Uma sugestão é terceirizar certas operações a freelancers ou fornecedores, isso poupará o pagamento de salários e benefícios.

3. Renegocie pagamentos e cobranças

Busque reestruturar as datas de pagamento para seus fornecedores e até mesmo renegociar custos, assim a receita da sua empresa estará mais equilibrada. A dica é reunir-se com novos fornecedores para reavaliar o mercado, desta forma poderá trocar o servidor ou ter melhores argumentos de mercado para reverem juntos os valores cobrados.

Não se esqueça de estruturar também o processo de cobrança de dívidas, que deve ser rápida e rígida quanto a prazos.

2. Monitore as dívidas e poupança

Ao contrário do que se pode imaginar, assumir dívidas nem sempre é ruim. Essa pode ser a solução temporária para tornar a empresa saudável novamente. Entretanto, é importante que sempre as monitore de acordo com o seu fluxo de caixa.

Além de examinar suas dívidas e despesas, você deve monitorar suas economias e manter uma reserva em caso de emergência. Isso é importante não somente para períodos complicados, mas também para caso apareça uma oportunidade de crescimento, quando a flexibilidade financeira pode ser necessária.

1. Use e abuse da tecnologia

Aplicativos e atualizações de software podem agilizar seus processos de negócios e aumentar a eficiência, principalmente quando se trata de criação de orçamentos e fluxo de caixa do projeto. Utilizando esse tipo de ferramenta, é possível dedicar mais tempo para outras etapas de administração da empresa e se preocupar menos com o fluxo de caixa.

Caso não esteja seguro em controlar a entrada e a saída do caixa da sua empresa, é possível contratar um contador, mas nunca deixe a função declinada.

Confira o texto no site do cliente.